Calculadora de Gravidez: Como Calcular sua Idade Gestacional

Saber a idade gestacional exata pode ser tarefa difícil. Mas será que existe uma calculadora de gravidez? E será que é possível calcular a idade gestacional com precisão? Vamos saber mais sobre esse assunto!

Primeiro dia do último período

A maioria das gravidezes dura em torno de 40 semanas (ou 38 semanas desde a concepção), portanto, normalmente a melhor maneira de estimar sua data de vencimento é contar 40 semanas, ou 280 dias, a partir do primeiro dia de seu último período menstrual (LMP).

Outra maneira de fazer isso é subtrair três meses do primeiro dia de seu último período e adicionar sete dias.

Assim, se seu último período começou em 11 de abril, você contaria três meses para 11 de janeiro e depois acrescentaria sete dias, o que significa que sua data de vencimento seria 18 de janeiro.

É assim que seu médico irá estimar sua data do parto – e é um alvo bastante sólido. Mas lembre-se: é igualmente normal ter o parto uma ou duas semanas, antes ou depois.

Data de concepção

O cálculo de sua data de vencimento baseado no primeiro dia de seu último período funciona bem para mulheres que têm um ciclo menstrual relativamente regular. Mas se o seu ciclo for irregular, o método LMP pode não funcionar para você.

Como uma data de entrega estimada (EDD) confiável é importante, você e seu médico podem usar sua data de concepção, se se lembrarem dela. Basta adicionar 266 dias para obter sua data estimada de entrega.

Data de transferência da FIV

Há mais de 250.000 ciclos de tecnologia reprodutiva assistida realizados a cada ano nos Estados Unidos, resultando em cerca de 77.000 ou mais bebês nascidos por ano, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

No Brasil, os números sobre FIV também são crescentes.

Se você faz parte da crescente tribo de mães FIV, você pode calcular sua data de vencimento com mais precisão usando sua data de transferência da FIV.

Ultrassonografia

Embora existam diversas formas e inclusive calculadoras de gravidez na internet, a maneira mais precisa de ter esse cálculo feito é através de uma ultrassonografia.

Mesmo que você não consiga identificar quando você concebeu, esqueça o dia de seu último período menstrual ou não tenha certeza de quando ocorreu a ovulação, outras pistas podem ajudar você e seu médico a determinar sua data de vencimento em sua primeira consulta pré-natal, inclusive.

Um ultra-som precoce pode datar com mais precisão a gravidez. No entanto, esteja ciente que nem todas as mulheres recebem uma ultra-sonografia precoce.

Alguns profissionais as realizam rotineiramente, mas outros só recomendam uma se seus períodos forem irregulares, se você tiver 35 anos ou mais, se você tiver um histórico de abortos espontâneos ou complicações na gravidez, ou se a data de vencimento não puder ser determinada com base em seu exame físico e LMP.

Marcos da gravidez como a primeira vez que o batimento cardíaco do bebê é ouvido (por volta da semana 9 ou 10, embora possa variar) e quando você sente o movimento fetal pela primeira vez (em média entre 18 e 22 semanas, mas pode ser mais cedo ou mais tarde), pode dar pistas sobre se sua data de vencimento é precisa.

Sua altura do fundo do útero, que é a medida desde o osso púbico até o topo do útero, é verificada por seu médico a cada visita pré-natal e ajuda a confirmar sua data de vencimento.

O tamanho de seu útero, que será observado quando seu exame inicial de gravidez interno for realizado, também pode ser um fator de identificação do EDD.

Posso planejar minha data de vencimento?

Quer você esteja tentando evitar estar muito grávida no meio do verão, ou seja um professor que deseja maximizar o tempo de folga com seu filhote, você pode tentar planejar o tempo em que você conceber para “planejar” sua data de vencimento.

Mas mesmo que você seja uma das sortudas que consegue engravidar quando realmente quer, basta lembrar que você provavelmente não será capaz de mapear exatamente quando você dará à luz o dia (ou mesmo a semana, ou o mês!).

Minha data de vencimento pode mudar?

Sim, sua data de vencimento pode mudar. Embora definitivamente não seja motivo de preocupação, seu médico pode mudar sua data de vencimento por uma série de razões à medida que sua gravidez avança.

Pode ser que seus períodos sejam irregulares e que sua data de vencimento tenha sido cancelada, ou que sua primeira ultrassonografia tenha sido no segundo trimestre.

Também pode ser porque sua altura do fundo do útero é anormal, ou, porque seus níveis de alfa-fetoproteína (AFP), uma proteína feita pelo bebê, estão fora da faixa usual.

Agora que você já sabe as diferentes formas de calcular sua gestação, utilizando métodos de calculadoras de gravidez, lembre-se de sempre conversar com seu médico, se você tiver alguma dúvida ou preocupação.

Confira também:

  1. Os 5 Melhores Lenços Umedecidos para Bebês

  2. Os 5 Melhores Troninhos Infantis

  3. Os 4 Melhores Carrinhos para Gêmeos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo