Qual a Quantidade de Fralda que Bebê Usa?

Quantas fraldas usar em seu bebê: eis a questão. Aliás, é uma das dúvidas mais importantes e recorrentes da vida dos pais de primeira viagem, que ainda não tem ideia do quanto um bebê pode precisar de fraldas em um único dia.

Calma! Não é motivo para desespero.

Ao contrário: tudo o que você precisa fazer é se dedicar neste guia de fraldas e aprender quantas são necessárias e quais são os tamanhos para cada etapa da vida de seu bebê.

Vamos te ajudar a compreender o universo das fraldas descartáveis, explicando a importância das diferentes etapas, desde o planejamento da mala para a maternidade até o tamanho extra grande.

Vamos às contas?

A escolha do tipo de fralda e as possíveis alergias

Antes de você conhecer os diferentes tipos de fraldas, é importante que tenha em mente que eles podem ou não servir ao seu bebê, o que não significa que seja ruim, mas sim que não é bom para ele.

Isso quer dizer que você pode ouvir muita gente falando mal de marca A ou B, mas ao experimentar, ela poderá ser perfeita para o seu filho. O mesmo pode acontecer ao contrário.

Por isso, não perca tempo falando mal, e sim indique o que foi melhor para você.

Desta forma, os diferentes tipos de fraldas podem ser separados de acordo com as finalidades. Existem as versões com alças mais fortes, para quando o beber estiver grande e, muitas vezes, se recusar a colaborar na hora da troca.

Há, inclusive, modelos em formato de calcinha ou cueca, os quais você veste ao invés de montá-lo enquanto seu bebê estiver deitado. Mais uma vez, ele pode servir ou não.

Outro fator essencial para você tomar cuidado é que, por mais que o tipo escolhido por você seja perfeito para o conforto de seu filho, de nada adianta se a fralda der alergia. Neste caso, suspensa o uso imediatamente e troque a marca ou o modelo.

A hora de montar a mala do hospital e os primeiros dias

Antes de seu beber nascer, é ideal que você já tenha algumas fraldas em mãos para montar a mala que levará para a maternidade.

Por mais que você já saiba o peso e o tamanho proporcional que seu filho terá, por conta dos modernos ultrassons que te indicam esses dados, vale lembrar que na hora do parto você pode se surpreender.

Isso quer dizer que não é recomendável que você leve em sua mala apenas fraldas para recém-nascidos, as RN. Monte sua mala com a seguinte proporção, caso fique no hospital por 3 dias:

  1. 24 fraldas RN;

  2. 8 fraldas P;

  3. 3 fraldas M.

Isso porque o tamanho de seu bebê, nos primeiros dias, pode ser maior que o peso que ele de fato terá na saída da maternidade. Além disso, a RN pode ficar justa demais, e a pele é muito frágil para você se arriscar.

trocando as fraldas do bebê

Quantidade de fraldas RN?

Chegou a hora de calcular cada etapa do crescimento de seu bebê de acordo com a quantidade de fraldas que ele usará nessas fases.

Para chegar ao primeiro cálculo, com as fraldas RN, é importante lembrar que os bebês a utilizarão nas primeiras semanas de vida, quando o corpinho ainda está se acostumando ao novo mundão que ele terá para descobrir.

Desta forma, a quantidade média de fraldas que o seu bebê utilizará do tamanho RN é de: 320 fraldas RN, tendo em vista que a média é de 8 por dia em 40 dias.

Quantidade de fraldas P?

As fraldas P podem começar a surgir após os primeiros 40 dias de vida, e vão, em média, até os 120 dias, ou 4 meses.

Isso quer dizer que a sua conta será a seguinte: os bebês nessa faixa de idade usam, em média, 6 fraldas por dia.

Dos 40 aos 120 dias, você terá 80 luas para multiplicar por 6, o que dá a seguinte quantidade média de fraldas que o seu bebê utilizará do tamanho P: 480 fraldas.

Quantidade de fraldas M?

Agora o seu bebê já deve estar interagindo bastante com você, querendo colo o tempo inteiro e, é claro, aproveitar a fase oral, colocando tudo o que pode na boca.

Chegou a vez das fraldas M, cuja média de idade de utilização é dos 5 aos 10 meses. Vale lembrar que esta, como todas as outras, é apenas uma estimativa, então veja como seu filho se comporta com o passar do crescimento.

Assim, a quantidade média de fraldas que o seu bebê utilizará do tamanho M é de: 750 fraldas, sendo a conta desta forma: 5 fraldas por dia em 150 dias.

Quantidade de fraldas G?

O período de utilização das fraldas G começa quando o bebê está prestes a completar seu primeiro ano: ele vai dos 11 aos 20 meses.

Agora é bem provável que o início do uso dessas fraldas seja quando seu filho estiver começando a andar, então vale lembrar que você precisará de produtos resistentes.

A média de trocas por dia é de 5 vezes e, tendo em vista que este é o tamanho que seu bebê usará por cerca de 9 meses, a quantidade de fraldas que o seu bebê utilizará do tamanho G é de: 1.350 fraldas.

Quantidade de fraldas XG?

A partir de agora, seu filho estará com quase 2 anos e, desta forma, é bem provável que haja muitas fases em pouco tempo. Por exemplo: o crescimento pode fazer com que continue usando G, ou parta logo para a XG ou, então, para a XXG.

Ou, ainda, que o desfralde comece gradativamente, sem precisar mudar para a XG ou XXG.

De qualquer forma, a fase média é de que seu filho use este tamanho entre os 21 e 26 meses, com a média de troca de 4 por dia. Assim, a quantidade de fraldas que bebê utilizará do tamanho XG é de: 600 fraldas.

neném usando fraldas

O chá de bebê e o melhor presente de todos

Como você pode perceber pelas contas de cada tamanho e fase de fraldas descartáveis, são muitas. Se somarmos as médias levantadas até aqui, do nascimento aos 26 meses de vida, seu filho usará cerca de 3500 fraldas!

Desta forma, que tal concentrar o seu chá de bebê em uma oportunidade para ganhar fraldas?

Caso você seja adepta deste tipo de evento, é um jeito de conseguir poupar dinheiro com a compra de muitas dezenas de fraldas que pesariam em seu bolso.

Os cuidados com a pele do bebê

Outro fator essencial para que seu bebê não tenha nenhum problema com a utilização de fraldas descartáveis, são os constantes cuidados com sua pele, principalmente nas primeiras semanas de vida.

Como a pele dele ainda está se desenvolvendo em meio ao ar e todas as impurezas do ambiente em que vivemos, é bem provável que a fragilidade se evidencie com o toque de determinadas fraldas, não importa a marca.

Assim, caso de fato seu bebê passe a ter alergia com alguma fralda, suspenda o uso imediatamente.

Troque a marca (aqui você confere boas marcas de fralda), mesmo que por alguns dias, até que a pele volte ao normal, sempre lavando cuidadosamente no banho dele.

Caso volte a usar determinada fralda e ela continue irritando a pele, suspensa definitivamente o uso. Infelizmente, não depende de marcas, e sim do toque da pele de seu filho. É por isso que é tão difícil indicar uma fralda exata.

Alternativa: você já pensou em fraldas de pano?

Infelizmente, existem bebês que não se adequam de forma alguma às fraldas descartáveis. É por isso que sempre vale a pena lembrar das tradicionais versões feitas de pano, que raramente oferecem qualquer risco à pele.

Elas são excelentes, porque não prejudicam de forma alguma o meio ambiente, além de serem laváveis. Só que é justamente esse trabalho que muita gente quer evitar, seja pela rotina corrida ou simplesmente pela praticidade.

De uma forma ou de outra, é importante relevar a importância desta alternativa às fraldas descartáveis.

A importância da hidratação do bebê

Outro cuidado fundamental com o bebê é a hidratação de sua pele. Tenha sempre em mãos cremes antiassadura. Eles são práticos e previnem que a pele fique machucada pelo excesso de calor ou acidez do xixi que ficou na fralda.

Existem, também, os cremes pós-assadura, que devem ser usados quando a situação está além do normal. Se passou disso, leve seu bebê ao pediatra de confiança.

A hidratação do bebê e de sua pele merecem destaque também. Se a pele estiver sempre seca e fresca, é bem difícil que você encontre alergias normalmente associadas à poluição ou ao próprio ambiente comum à casa de todo mundo.

Ao mesmo tempo, a amamentação é necessária não só pela importância dos nutrientes, mas pela hidratação.

E, desde que seu bebê comece a beber água, o que geralmente ocorre entre os 2 e 3 meses de vida, lembre-se de sempre mantê-lo hidratado desta forma também.

Nada como acompanhar o crescimento da pessoa mais importante do mundo com saúde, conforto e segurança!

Concluindo

Realmente, um bebê pode usar muitas fraldas. Claro que esses números são assustadores, mas é uma estimativa para você se programar em 2 anos.

Agora que você sabe aproximadamente a quantidade de fralda que bebê usa, opte por marcas de qualidade, para evitar quaisquer danos à saúde do seu filho.


Fonte: Universo do Bebê

0 comentário