top of page

Endometriose: como lidar com a doença

Saiba tudo sobre a endometriose aqui no Planeta da Mulher. Suas causas, sintomas, tratamento e muito mais.



É uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Todos os meses, o endométrio fica mais espesso, para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, no final do ciclo ele descama e é expelido na menstruação. Uma das teorias para explicar o aparecimento de endometriose é que um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica. As causas desse comportamento ainda são desconhecidas, mas sabe-se que há um risco maior de desenvolver endometriose se a mãe ou irmã sofrem com a doença.

É importante destacar que a doença acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última. Geralmente, o diagnóstico acontece quando a paciente tem em torno dos 30 anos.

A doença afeta hoje cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e há 30% de chance de que fiquem estéreis.

Fonte: Dr. Sérgio dos Passos Ramos CRM17.178 – SP


Como lidar com a endometriose?

7 dicas para viver melhor com endometriose

  1. Praticar exercício. ...

  2. Tomar remédios para a dor e cólica. ...

  3. Fazer uma alimentação rica em ômega-3. ...

  4. Usar anticoncepcional. ...

  5. Aplicar compressas quentes. ...

  6. Fazer acupressão. ...

  7. Usar um lubrificante íntimo.

Quais alimentos pioram a endometriose?

A carne vermelha, bem como alimentos embutidos e processados (presunto, mortadela e até mesmo o peito de peru). Esses alimentos requerem do corpo uma alta produção de insulina, sendo rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea.


0 comentário

Comments


bottom of page