As tendências de jeans mais populares ao longo dos tempos, desde a década de 1870 até agora



Dos icônicos 501s a calças boca de sino e flares.

Por Dani Maher


PARA A MAIORIA DE NÓS, o jeans é um item básico do guarda-roupa. Se você é como eu, tem um par (ou 10) pendurado em posição privilegiada no seu armário, sempre pronto para entrar em ação em qualquer ocasião – o velho fiel jeans azul perfeito para uma rápida ida às lojas; o jeans preto que você usa com um blazer quando não se dá ao trabalho de inventar uma nova roupa para o trabalho; a declaração de pernas largas queima para sair à noite na cidade.

Eles são uma peça de roupa que nos une a todos – até a realeza certificada, da princesa Diana a Grace Kelly , era conhecida por optar por jeans de vez em quando. E embora tenham alcançado níveis tão elevados da sociedade, as origens do jeans estão firmemente plantadas na classe trabalhadora, desde o final do século 19, quando a marca que hoje conhecemos como Levi's introduziu uma pequena inovação que levaria nos ao jeans que conhecemos e amamos hoje.

Dos Levi's 501 originais criados há quase 150 anos aos estilos que conhecemos e amamos hoje, abaixo, BAZAAR reúne as maiores tendências de jeans ao longo dos anos.



UM MACACÃO DE CINTURA (SEM UMA PERNA) DE CERCA DE 1880, MANTIDO NOS ARQUIVOS DA LEVI STRAUSS & CO. | LEVI STRAUSS & CO. 1873: O nascimento de “macacões de cintura” Tudo começou com Levi Strauss (da marca de denim homônima) e Jacob Davis. Davis foi convidado pela esposa de um trabalhador local para construir uma calça para o marido que resistisse ao desgaste do trabalho físico, e ele teve a ideia de fortalecer as calças tradicionais do trabalhador, já feitas de jeans, com metal rebites em pontos de tensão. Conhecidos como “macacões de cintura” até os anos 60, estes se tornaram a primeira iteração do que conhecemos hoje como jeans. O jeans patenteado logo evoluiria para o primeiro Levi 501 do mundo - desenvolvido na década de 1880 e um estilo que perdurou até os dias atuais.




MULHERES DO RANCHEIRO VESTINDO JEANS NOS ANOS 30 | LEVI'S 1930: Lady Levis Dados os padrões de beleza restritivos e as normas de moda impostas às mulheres ao longo da história, naturalmente, demorou um pouco mais para que os jeans femininos surgissem. Em 1934, a Levi's - sempre pioneira - introduziu o primeiro jeans feito exclusivamente para mulheres, chamado "Lady Levi's". Como os primeiros jeans, eles nasceram das origens da classe trabalhadora – projetados para mulheres em fazendas e ranchos. Em uma época em que qualquer tipo de calça raramente estava disponível para mulheres, as Lady Levi's eram bastante revolucionárias - e se tornaram uma tendência mais popular disponível para compra em lojas de departamento.




JAMES DEAN EM 1955 | GETTY IMAGES 1950: cultura pop e pernas retas Nos anos 50, o traje da classe trabalhadora atingiu um nível de descolado mainstream, adotado pelos adolescentes por sua vibração 'rebelde' e rejeição dos códigos de vestimenta tradicionais. Um influxo de jeans na cultura popular aumentou massivamente o hype em torno do jeans – todo mundo queria combinar com suas estrelas favoritas de Hollywood, de estrelas do Spaghetti Western como John Wayne a galãs como Marlon Brando e James Dean. Estilos básicos de pernas retas estavam na moda – clássicos e legais.




BRIGITTE BARDOT NO SET EM JEANS | GETTY Década de 1960: Contracultura aos cortes de cigarro Os anos 60 foram uma jornada para os jeans: em primeiro lugar, eles ainda eram considerados parte da contracultura, até banidos do ensino médio ou usados ​​por manifestantes contra a guerra como um símbolo de apoio à classe trabalhadora. Mas à medida que a década avançava, o jeans entrou no mainstream - e enquanto a última parte da década veria a boca de sino fazer sua famosa aparência, durante grande parte da década, o jeans estilo cigarro foi popular entre as mulheres.




ABBA NOS ANOS 70 NO AUGE DO FLOWER POWER | GETTY Década de 1970: calça boca de sino, patchwork e flower power Nos anos 70, o amor pelos estilos flare e boca de sino continuou a partir do final dos anos 60 – com uma pitada extra de bondade flower power. Estilos bordados e patchwork tornaram-se populares, usados ​​por celebridades e aficionados do estilo. Até as superestrelas do estilo ABBA , que tinham acabado de alcançar o sucesso pós-Eurovision, entraram na tendência.




ANÚNCIO ICÔNICO DA CALVINS DE BROOKE SHIELDS | GETTY Década de 1980: Jeans de grife Eles o evitaram por algum tempo, mas nos anos 80 ficou claro que os designers estavam prontos para entrar no trem do jeans. Jeans skinny, rasgados e lavados com ácido estavam entrando em moda em subculturas mais ousadas, enquanto marcas de grife começaram a introduzir ou expandir suas ofertas de jeans. A Calvin Klein, em particular, causou impacto – primeiro por ser a primeira grife a colocar jeans em uma passarela, depois com seu anúncio icônico com uma Brooke Shields de 15 anos dizendo “Nada se interpõe entre mim e meus Calvins”.




PRINCESA DIANA EM JEANS 'MOM' EM 1992 | GETTY 1990: Jeans “Mãe” As coisas mudaram para o confortável nos anos 90, quando os estilos de jeans mais largos, mais largos e 'mãe' entraram na moda. De estrelas pop à realeza, as celebridades estavam optando por jeans mais folgados para roupas confortáveis ​​e elegantes para o dia a dia.




DESTINY'S CHILD EM SEUS MELHORES JEANS NOUGHTIES | STARTRAKS Anos 2000: A Ascensão do Low-Rise Pergunte à maioria das pessoas e elas contarão como um momento que prefeririam esquecer, mas no início dos anos 90, os jeans caíam até os quadris – e, como demonstrado pelo Destiny's Child, muitas vezes se viam escandalosamente deslumbrados ou combinados com roupas grossas. cintos metálicos. Lowriders estavam na moda, com jeans pendurados para baixo, expondo sua barriga para o mundo (e com bastante frequência, uma cauda de baleia ).




ZENDAYA VESTINDO JEANS JUSTOS EM 2016 | GETTY 2010: Jeans skinny Na era do Facebook, Tumblr e Instagram, o jeans skinny reinava supremo. Sim, essa também foi a era das “jeggings” (isso é calça jeans, para quem não conhece) – o início dos anos 2000 foi uma época sombria. De estilos de cintura média a alta, em todos os tons e tonalidades, os jeans skinny se agarravam às curvas – muitas vezes com detalhes de costura rasgados ou intrincados como enfeites.




HAILEY BIEBER NO CLÁSSICO 501S DA LEVI'S | LEVI'S Anos 2020: o estilo encontra o conforto Quase 150 anos desde que os primeiros 501s foram criados, os jeans sofreram muitas flutuações de estilo ao longo dos anos - mas é bastante impressionante pensar que a silhueta original do 501 continua sendo um estilo tão popular. Embora seja seguro dizer que os estilos de perna reta são os mais populares no momento, ainda há muita variedade nas tendências de jeans – alguns estão tentando trazer de volta jeans de cintura baixa (caramba), enquanto o amor contínuo por achados vintage vê muitos sinos. fundos ainda flutuando ao redor.


Fonte:https://harpersbazaar.com.au/history-of-denim-jeans/



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo