Amamentação: Dicas Essenciais para Fazer da Forma Correta

É muito importante que a mulher, que deseja amamentar, aprenda o máximo possível sobre amamentação antes do parto, enquanto ainda não está cuidando de uma criança durante todo o dia.

Estas dicas podem ajudá-la a conseguir uma amamentação bem-sucedida.

Inicie a amamentação o mais breve possível, assim que a criança estiver bem acordada, pois agora o instinto de sugar será muito forte.

Mesmo que você ainda não esteja produzindo leite, suas mamas contêm o colostro, um líquido fino que possui anticorpos contra doenças.

Dicas Práticas para Começar a Amamentação

Posicionamento adequado

A boca do bebê deve estar bem aberta, e o mamilo (bico do peito) introduzido nela o mais profundamente possível. Isto diminui o desconforto para você.

Amamente sempre que o bebê solicitar

Recém-nascidos necessitam mamar frequentemente, pelo menos a cada 2 horas, e não de acordo com qualquer esquema restritivo. Isto também estimulará suas mamas a produzirem mais leite.

Posteriormente, o bebê vai adotar uma rotina mais previsível.

Os bebês que mamam no peito têm fome com mais frequência do que aqueles alimentados com leites artificiais, porque o leite materno é digerido mais facilmente do que as fórmulas (leites artificiais).

mamãe dando de mamar

Sem suplementos

Bebês amamentados não precisam de chás ou suplementos. Isso pode diminuir a vontade de mamar e causar uma diminuição na produção de leite. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.

Retarde a utilização de bicas artificiais: aconselhável aguardar, pelo menos, uma ou duas semanas para oferecer chupetas. Isso evita que a criança fique confusa. Bicos artificiais necessitam de um tipo de sucção diferente dos seus mamilos.

Secagem

No início do período pós-parto ou até que os mamilos fiquem mais resistentes, você deve deixar que eles sequem naturalmente após cada mamada. Isso previne a ocorrência de fissuras ou rachaduras que podem levar a infecções.

Caso ocorram rachaduras, você pode cobrir com o seu próprio leite ou outro hidratante natural para ajudar na cicatrização. O posicionamento adequado é muito importante para prevenir ferimentos nos mamilos.

Inchaço das mamas

Em geral, a mulher que está iniciando a amamentação produz grande quantidade de leite, fazendo com que suas mamas fiquem maiores, endurecidas e doloridas por alguns dias.

Você deve amamentar o bebê sempre que ele quiser, para que seu corpo se adapte e produza somente a quantidade que o bebê necessita.

Durante este período, você pode utilizar um analgésico (sob orientação médica), aplicar compressas úmidas aquecidas e tomar banhos quentes para aliviar a dor.

Alimente-se bem e descanse

Para produzir boa quantidade de leite, você necessita de uma dieta balanceada, que inclui 500 calorias extras por dia e de seis a oito copos de líquidos. Descansar também ajuda a prevenir infecções nas mamas, que podem ser agravadas pelo cansaço.

Ele já nasce sabendo mamar, mas não custa nada você ajudar

A natureza é mesmo sábia.

Assim como preparou direitinho o corpo da mamãe para o aleitamento, deu ao bebê o instinto de sugar.

Mesmo que os dois sejam “marinheiros de primeira viagem”, logo, logo vão se acertar como dois bons parceiros de dança, sem maiores problemas. Basta um pouquinho de técnica.

Para ajudar jovens mamães a desempenhar essa tarefa com tranquilidade, veja o que aconselha o pediatra Jayme Murahovschi, um dos autores da Cartilha de Amamentação Doando Amor, do Centro de Lactação de Santos.

mamãe sentada e dando de mamar

Encontre uma posição confortável

Num ambiente tranquilo, sente-se com uma almofadinha sob o braço que irá apoiar o bebê e, outra, nas costas, para se acomodar bem.

Incline-se levemente para a frente e segure o bebê de maneira que fique com a cabeça mais elevada que o resto do corpo.

Dê o seio que encerrou a mamada anterior

Você deve iniciar o aleitamento pelo seio em que a criança mamou por último. Isso permite que os dois seios sejam esvaziados por igual, recebam a mesma quantidade de estímulos e tenham uma produção regular de leite.

Faça o bebê pegar corretamente o seio

Além do mamilo, o bebê deve abocanhar o máximo possível a auréola para pressionar melhor os ductos de saída do leite. Isso também evita que ele engula ar pelos caminhos da boca, como acontece se não pegar o seio corretamente.

Use o dedinho para interromper a sucção

Tirar o bebê bruscamente do seio pode ferir o mamilo. Há uma maneira de suspender a mamada com suavidade, interrompendo a sucção do bebê: coloque o dedo mínimo no canto da boca da criança, deixando entrar um pouquinho de ar.

Faça o bebê arrotar após a mamada

Não existe um tempo ideal para a duração da mamada. Seu filho deverá mamar até se satisfazer.

Ao terminar, levante-o, para que possa arrotar. Mas ele só o fará se tiver ingerido ar durante a amamentação.

Lubrifique os mamilos com o próprio leite

É contra-indicado limpar os seios antes ou após amamentar. Nem com água boricada, álcool, água ou sabonete. Após a mamada, para proteger a pele contra fissuras, deixe cair algumas gotas de leite – se necessário, pode usar uma bombinha para coletar leite.

Passe sobre os mamilos e deixe secar.


Fonte: Universo do Bebê

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo